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QuickQuest #47: Tenando ser mais estratégico
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3 comentários:
Adorei a frase "não precisa inovar em tudo, precisa agradar o público"! Geralmente quem critica essas franquias (CoD, FIFA, e etc) é quem não joga. Quem joga (e não são poucos) sabe bem o quanto o jogo evolui de um ano pro outro e geralmente está satisfeito em ter uma experiência similar à anterior. Afinal, um cara que quer o CoD totalmente diferente, na real não quer CoD né?! E pra esse cara existem dezenas de outros jogos...
Fernando,
Muito legal o seu quickquest. Concordo que todas as empresas de videogame fazem milking, inclusive os indies. Isso não é ruim, desde que não seja exagerado. Na verdade, a expresão milking em si já é o exagero da exploração de uma IP. Agora, o que é exploração ou não é difícil de definir... Uma vez por ano é exploração? Não sei se tenho essa resposta.
A Nintendo é famosa por ter franquias de qualidade, mas dado o desespero da baixa venda do WiiU e o problema histórico da falta de apoio das outras produtoras, eles estão lançando mais jogos do Mario que o normal. E, quando isso acontece, a qualidade naturalmente tende a cair. Por exemplo, dá pra perceber que a série New é bem inferior à série 3D principal, apesar de serem bons jogos.
Interessante também ouvir sua opinião sobre a estratégia incremental da produção de jogos, nunca tinha pensado dessa forma e não tenho dúvidas que esse foi o caso do Assassin's Creed 1 e muitos outros jogos que temos por aí.
New Super Luigi U é um DLC, então é natural ser a mesma engine.
Nos últimos tempos parece estar havendo uma sobrecarga de Mario, mas se você analisar bem vai ver que são jogos de estilos totalmente diferentes: Mario Kart, Paper Mario, Mario & Luigi, Mario 3D, Mario Tenis, Luigi's Mansion, Mario and Donkey Kong...
Mesmo usando personagens e algumas características em comum, são jogos de esporte, ação, RPG, puzzle e outros.
Sobre Milking, com certeza as empresas tem que oferecer o que o público quer, e muitas vezes é o mesmo com algumas "pequenas" novas coisas para descobrir.
O problema é quando as diferenças tem mais cara de Patch/DLC do que realmente um novo jogo e ao invés da empolgação com as novidades o consumidor acaba comprando por causa do forte multiplayer, em que ele não quer ser excluído nem ficar pra trás.
Com certeza é uma tática que vale muito a pena para as empresas e movimenta os mais empolgados anualmente.
O problema é quando é extrapolado, como a Capcom anda fazendo...
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